pHmetria Esofágica
O que é e para que serve
É indicada para auxiliar o diagnóstico da Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE). Esse exame ganhou grande aceitação no meio médico pela sua capacidade de estudar os episódios de refluxo ácido gastresofágico (distal) e laringofaríngeo (proximal) por período prolongado (em torno de 24 horas), durante o qual o paciente desempenha suas atividades normais do dia a dia. Os dados são registrados em um gravador digital, a exemplo do "holter" cardiológico e posteriormente avaliados em software específico, de modo que os refluxos ácidos patológicos podem ser identificados, qualificados e relacionados aos sintomas referidos pelos pacientes. É indicada tanto para o estudo de suas manifestações típicas, tais como queimação e sensação de retorno de líquido ou comida a boca após engolir, quanto para o estudo das manifestações atípicas, como sensação de "bolo" na garganta, e extra esofágicas do refluxo, a exemplo de tosse, asma, rouquidão e pigarro.
Procedimento
O exame não causa dor. A pHmetria é realizada com a introdução de um cateter fino pelo nariz, posicionado no esôfago para medir o pH (nível de acidez) durante aproximadamente 24 horas. O paciente usa um aparelho portátil que registra os dados enquanto realiza suas atividades normais. Ao final, os registros são analisados para identificar episódios de refluxo ácido e sua relação com os sintomas.
Preparo
-
Jejum total até mesmo de água a partir 6 horas antes dos exames.
-
Antes do período de jejum não há restrição para qualquer tipo de alimento.
-
O (a) paciente não deverá tomar qualquer medicamento para o estômago. Os medicamentos que devem ser suspensos são:
No mínimo 7 dias antes dos exames:
-
Omeprazol (Losec, Omenax, Gastrium, Loprazol, Neprazol, Omeprotec, Uniprazol, Oprazon), Lansoprazol (Anzopept, Lansoprazol Medley, Lansoprazol EMS, Lanz, Prazol, Lansoprazol Multilab, Lansoprazol Germed Pharma, Lansoprazol Legrand, Neozol, Lispelin, Ulcestop), Pantoprazol (Pantozol, Pantonax, Pantocal, Pantopaz, Prazy, Ziprol, Pyloprazol, Gastropan, Pantomix, Dispetic, Divena, Prature, Inilok, Tecta, Restitue), Rabeprazol (Aciphex e Pariet), Esomeprazol (Nexium, Ezobloc, Esomex, Ésio, e Mezolium), Dexlansoprazol (Dexilant), Vonoprazana (Inzelm).
-
Medicamentos para tratamento do H. Pylori (Pyloripac, Omepramix, Helicopac).
No mínimo 3 dias antes dos exames:
-
Famotidina (Pepcid AC, Zantac 360, Famox).
-
Metroclopramida (Plasil), Bromoprida (Digesan, Digestina e Bromogex), Domperidona (Motilium, Peridal, Peridona)
No mínimo 24 horas antes dos exames:
-
Anti-ácidos em geral: LuftaGastroPro, Simeco Plus, Maalox Plus, Sucrafilm e etc.
-
Caso tenha os seguintes exames anteriores: Endoscopia, Laringoscopia, Estudo Radiológico do Esôfago (EED / EREED), Videodeglutograma, Manometria Esofágica ou pHmetria Esofágica. Deverá trazer no dia do exame.
-
O (a) paciente não poderá tomar banho após o exame de pHmetria, até retornar no dia seguinte, no mesmo horário do exame, para retirar o aparelho.
-
Durante a pHmetria ou ImpedânciopHmetria o (a) paciente poderá se alimentar normalmente, com exceção, de bebidas com gás (água com gás, refrigerantes, cerveja ou espumantes).
-
Durante a pHmetria ou ImpedânciopHmetria, o (a) paciente não poderá tomar os medicamentos descritos acima, pois interferem no exame.
-
Estes exames não devem ser realizados no mesmo dia que a Endoscopia e a Colonoscopia pois os sedativos e os preparos destes exames interferem nos resultados.
-
Caso o paciente tenha realizado Estudo Radiológico do Esôfago (com contraste), deverá aguardar no mínimo dois dias para realizar os exames.