top of page

Manometria Esofágica de Alta Resolução

O que é e para que serve

A Manometria Esofágica de Alta Resolução é um exame que permite avaliar o funcionamento do esôfago. Estuda o peristaltismo (contrações e relaxamentos coordenados) e as alterações deste peristaltismo. Tem a capacidade de identificar essas alterações quer sejam primárias (próprias do esôfago) ou secundárias (causadas por outras doenças), fornecendo dados objetivos (em gráficos e mensurações). Esses dados auxiliam principalmente na descoberta das causas que levam ao refluxo gastroesofágico, a disfagia (dificuldade para engolir) e a dor torácica de origem não cardíaca. Recentemente a Manometria Esofágica passou por um avanço tecnológico chamada Manometria Esofágica de Alta Resolução, que traz importante ganho diagnóstico porque combina um número maior de sensores, com uma nova forma visual de enxergar as pressões detectadas, chamada método topográfico em cores, dispostas de forma muito mais anatômica e fisiológica e permitindo a avaliação do esôfago desde a faringe até a parte superior do estômago.

Procedimento

O exame não causa dor. A manometria esofágica de alta resolução é feita com um cateter flexível que é inserido pelo nariz até o esôfago. Ele possui 36 sensores que medem a pressão em diferentes pontos, permitindo um mapeamento detalhado do funcionamento motor do esôfago. O exame dura cerca de 15 a 20 minutos e é minimamente invasivo, exigindo que o paciente esteja acordado, porque durante o exame irá beber pequenos goles de água para que possa ser detectado como seu esôfago funciona.

Cuidados

Antes do exame, é necessário jejum de pelo menos 6 horas até mesmo de água. Evitar o uso de medicamentos específicos descritos no preparo. Estamos a disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Preparo

  • Jejum total até mesmo de água a partir 6 horas antes dos exames.

  • Antes do período de jejum não há restrição para qualquer tipo de alimento.

  • O (a) paciente não deverá tomar por no mínimo 3 dias antes dos exames, os seguintes medicamentos: Metroclopramida (Plasil), Bromoprida (Digesan, Digestina e Bromogex), Domperidona (Motilium, Peridal, Peridona).

  • Caso tenha os seguintes exames anteriores: Endoscopia, Laringoscopia, Estudo Radiológico do Esôfago (EED / EREED), Videodeglutograma, Manometria Esofágica ou pHmetria Esofágica. Deverá trazer no dia do exame.

  • Estes exames não devem ser realizados no mesmo dia que a Endoscopia e a Colonoscopia pois os sedativos e os preparos destes exames interferem nos resultados.

  • Caso o paciente tenha realizado Estudo Radiológico do Esôfago (com contraste), deverá aguardar no mínimo dois dias para realizar os exames.

Veja o que a Dra. Carla tem a dizer sobre esse exame.

bottom of page